Culinária com café
~~

No Brasil, a receita à base de café mais comum é a bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído. Porém, o modo de preparo - e de consumo - varia nos diferentes países e culturas.

Por ser saboreado há mais de mil anos, em todas as regiões do mundo, o café adquiriu diversas formas de ser apreciado. Na África, é comum acrescentarem-se ao café especiarias como canela, cardomomo, alho e gengibre.

Os suíços preferem o cafezinho acrescido de uma dose de licor - o kirsch; os gregos consomem o cafezinho e logo após tomam água gelada; os belgas colocam no interior da xícara pequenos pedaços de chocolate, que derretem quando entram em contato com o café.

Em países como Itália, Cuba, Índia, Alemanha e México, o consumo está mais próximo ao estilo brasileiro.

Na Itália, o produto é saboreado em expresso e em xícaras pequenas; em Cuba, ele é forte e adoçado e é sorvido em um só gole; no sul da Índia, o café é misturado ao leite e açúcar e servido com doces; na Alemanha, é consumido com chantilly e leite condensado; e no México é servido gratuitamente, porém aguado e com pouco sabor.

© Copyright - Fazenda Cafezais de Minas :: Créditos